Estética
procedimentos da juventude

Foto: Pixabay.com
Uma pele macia, lisa e jovem é o sonho de muitas pessoas. Afinal, com o passar dos anos, o rosto sofre muitas transformações, o que inclui as mudanças no aspecto, forma e aparência da pele. Mas, alguns procedimentos cirúrgicos podem amenizar as marcas do tempo e retardar o envelhecimento, como é o caso do lifting e do minilifting facial. O médico cirurgião plástico, Jair Maciel (CRM-SC 11413 RQE 9260), especialista em cirurgias de rejuvenescimento da face e do pescoço, enfatiza que as técnicas e recursos nesta área evoluíram consideravelmente nos últimos anos, produzindo efeitos bem mais eficientes do que no passado e revolucionando a cirurgia plástica.
O cirurgião explica que ambos os procedimentos, tanto o lifting quanto o minilifting, reposicionam os tecidos profundos e superficiais da face, o que deixa o rosto com aparência mais jovem. A única diferença entre as técnicas é a extensão de sua aplicação. “O lifting é realizado em pacientes que possuem sinais de envelhecimento, tais como excesso de pele e rugas ao redor dos olhos, flacidez nas bochechas, acentuação do bigode chinês e ex-cesso de pele e gordura embaixo do pescoço. Já o minilifting é realizado em pacientes com flacidez em estágio inicial e um pouco de excesso de pele na face”, completa. Além disso, o tempo de realização dos procedimentos e a cicatrização também mudam.
A técnica de lifting demora cerca de três horas para ser realizada e o paciente poderá voltar à vida social entre três e quatro semanas, enquanto a do minilifting demora cerca de uma hora e meia e o tempo de retorno às atividades é cerca de duas semanas.
As cirurgias são indicadas para pessoas acima dos 45 anos e, segundo o cirurgião, não costumam ser procedimentos dolorosos. “É claro que tudo depende da paciente, mas os procedimentos costumam ser de pouca dor. Os principais incômodos pós-cirúrgicos são algum inchaço e roxidão na pele”, afirma. Depois da cirurgia, um dos cuidados mais importantes que devem ser tomados pelas pacientes é evitar a exposição solar. Portanto, os períodos mais adequados para realização destes procedimentos são os meses do outono e do inverno.
Maciel comenta que, apesar de muitas pessoas ainda terem receio de realizar procedimentos cirúrgicos na face, não há motivos para preocupação, pois as técnicas evoluíram nos últimos anos e os resultados se tornaram mais naturais. “No caso da cirurgia plástica facial, enfatizo sobre a natura-lidade dos resultados, e destaco dois avanços im-portantes: o tratamento de estruturas profundas e a volumização da face com a própria gordura da paciente”, conta.
Cirúrgicos ou não cirúrgicos?
Com a possibilidade de realização de procedimen-tos não cirúrgicos, como toxina botulínica, peeling e lasers, muitas pessoas acreditaram que as ci-rurgias seriam procuradas com menos intensidade. Segundo o especialista, esta não é uma realidade, já que os procedimentos não se anulam. “Os pro-cedimentos não cirúrgicos são uma maneira de adiar a cirurgia. Primeiro, utilizam-se estas técnicas e, depois, são investidos nos procedimentos ci-rúrgicos”, enfatiza. As cirurgias são procedimentos de resultado mais longo, podendo durar cerca de dez anos.
Neck Lifting
Além das cirurgias do rosto, um dos procedimentos mais procurados no consultório do cirurgião plástico é o 'neck lifting'. O procedimento é realizado em pessoas acima de 40 anos, e tem como objetivo diminuir a “papada” do pescoço. Esta característica pode ser tanto de origem genética, quanto acumulada ao longo do tempo, e é devido ao acúmulo de gordura no pescoço, associado ou não à flacidez músculo-cutânea. O procedimento pode ser realizado com uma incisão na região do pescoço, alguns centímetros abaixo do queixo. “A busca pela beleza, em seus mais diferentes conceitos, é um processo inerente ao ser humano, desde os tempos remotos. Querer sentir-se bem consigo mesmo é algo natural e positivo. Se a cirurgia plástica puder proporcionar esta transformação, estará cumprindo seu propósito. No entanto, encontrar o profissional ha-bilitado, certificar-se da sua formação e habilidades, são requisitos funda-mentais para ter bons resultados”, orienta o médico.

Jair Maciel (CRM-SC 11413 RQE 9260)
Especialista em Cirurgia Plástica
Membro Associado da Sociedade
Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
SIGA A VIP SHORE

MAIS MATÉRIAS DESTACADAS
Volta às aulas combina com equitação
Aproveitar a volta às aulas para se manter em contato com a natureza é uma das possibilidades que a prática da equitação oferece.
A equipe espanhola MAPFRE foi a campeã da terceira etapa da Volvo Ocean Race.
Tecidos com tecnologias
diferenciadas são aposta
Ideal para o verão, a coleção inusitada Acquablock é quem traz essa novidade.