Buscar
  • Vip Shore

UM OLHAR CONTEMPORÂNEO DA CIDADE DAS ÁGUAS

A exposição fotográfica 'Reflexos: Um Olhar Contemporâneo', do jornalista e fotógrafo Alberto Cesar Russi, esteve à mostra para o público de Itajaí e região entre 7 de novembro e 15 de dezembro. A Art Galery Sandri, galeria do Sandri Palace Hotel, foi o palco da exposição, que contou com 27 retratos, todos feitos com um telefone celular. Sob curadoria de Mara Bueno, o tema principal dos registros foi o caminho que, cotidianamente, o fotógrafo faz desde o canal da barra até a Baía Afonso Wippel em Itajaí. “Eu me integro com isso tudo e me situo muito bem nessa região. Parece que eu me vi nascendo olhando para a Baía”, reflete o artista.


Fotos: Betinho

Nos registros presentes na exposição, Russi apresenta uma Itajaí em crescimento, ao mesmo tempo em que expõe o que ainda é antigo na cidade, além de sua fauna e flora. Os pores do sol, as aves, os barcos dos pescadores artesanais, a Baía Afonso Wippel em contraponto com o panorama urbano são alguns exemplos do que está presente em seus registros. “A fotografia enche a alma, eu estou fazendo um retrato da cidade”, diz. O fotógrafo dedicou-se seis meses, junto da curadora Mara e de outros parceiros, para realizar a exposição fotográfica.


A relação de Russi com a fotografia é antiga e iniciou quando ele ainda estava na faculdade, durante viagem que fez para participação no Projeto Rondon, ocorrido em Primavera, no Pará. Com uma Kodak Instamatic, modelo antigo de câmera, ele começou a fazer seus registros que, mais tarde, originaram sua primeira exposição. Nos primeiros anos de carreira, ele também foi fotógrafo de jornais, como do Jornal A Notícia, atualmente pertencente ao Grupo NSC. À época, Russi fotografava o cotidiano. Para o futuro, o fotógrafo diz que é possível a realização de novas exposições para mostrar outros registros de paisagens e da arquitetura, especialmente, de Itajaí.


A exposição do fotógrafo foi pensada em cada detalhe e o nome tem um interessante significado. Segundo a curadora Mara, ela foi denominada 'Reflexos: Um olhar contemporâneo' porque, em muitas imagens, é observado o reflexo na água. “Depois, pesquisando mais a fundo o significado de reflexo, a gente percebeu que ele também pode ser um estímulo. E, nesta exposição, este estímulo está presente, primeiro no fotógrafo, que foi estimulado a fotografar, segundo na própria fotografia, que causa um estímulo em quem está vendo, uma reação”, explica Mara. As fotografias de Russi podem ser vistas em seu Instagram (www.instagram.com/betinhorussi).


Confira alguns cliques do fotógrafo:


Fotos: Betinho

22 visualizações
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147