Buscar
  • Vip Shore

TINY HOUSES EM PLENA TIMES SQUARE

As tendências de comportamento crescentes pregam o desapego, o contato com a natureza, o nomadismo e a preocupação com a sustentabilidade. Nessa onda estão as tiny houses, ou casas minúsculas, em projetos cada vez mais arrojados, polêmicos e modernos.


Unindo tendências e conceitos, o sonho no mo-mento é a “Tiny House” do artista e escultor Fernando Mastrangelo, exposta em maio em plena Times Square, durante a NYC Design - a celebração anual do design em Nova Iorque. A casa de Mastrangelo é uma combinação de duas de suas paixões: arte e sustentabilidade. "É um espaço onde o futuro do design pode ser experimentado na vida real", explica o artista, vinculando o conceito do minúsculo à ideia de que a arquitetura deve ajudar no ciclo de vida de materiais descartados.

Construída inteiramente com materiais recuperados, incluindo vidro reciclado e plástico, a casa é um glamour em 76 metros quadrados (metragem muito maior do que as famosas tiny houses sobre rodas nos EUA, que invariavelmente não superam os 40 metros quadrados). A pegada minimalista recontextualiza a forma como os materiais de segunda mão são usados e experimentados, demonstrando a transição entre o design funcional e o criativo, resultando num belíssimo e arrojado projeto de imersão interativa e sensorial.


Profundamente inspirada pela natureza e pelas questões que envolvem a mudança climática, a casa apresenta uma fachada com plástico reciclado moldado que dá um efeito degradê. Logo na entrada, cimento e fragmentos de vidro dão a sugestão de um espaço com paredes cavernosas.


Como parte da experiência imersiva da casa, os aromas mudam de personalidade à medida em que se passa pelos espaços. A residência utiliza o Darwin, um sistema doméstico inteligente desenvolvido pela Delos Living para empregar sensores, filtros de ar, purificação de água e iluminação restauradora a fim de apoiar a saúde, o desempenho e o bem-estar.


O fundador da Delos, Paul Scialla, explica que a ideia foi fundamental para que os visitantes experimentassem um ambiente feliz e saudável - o que toda casa deveria ser. "À medida que os espaços começam a ser experimentados cada vez mais virtual-mente, os limites de nossa imaginação - como arquitetos e designers - não estão mais limitados ao que podemos construir fisicamente", diz Mastrangelo.


A saída da tiny house traz ainda mais graça ao ambiente com o trabalho da empresa Brook Landscape, que projetou e construiu o jardim do pátio. O espaço final é um convite a um momento de paz e tranquilidade antes de reencontrar a rua, neste caso, a Times Square. A vegetação em torno da casa enraíza o projeto como um verdadeiro oásis no meio da grande cidade.


Como artista, Mastrangelo sente a necessidade de não apenas usar materiais ecológicos para expandir sua própria obra de arte, mas uma maneira de abraçar um novo modelo de criação. “À medida em que os espaços começam a ser experimentados cada vez mais virtualmente, os limites de nossa imaginação não estão mais presos ao que podemos construir fisicamente ”, explica ele. “É quando entra a pequena casa; um espaço onde o futuro do design pode ser experimentado na vida real”, finaliza o artista.


Fotos: Divulgação/Fernando Mastrangelo

7 visualizações
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147