Buscar
  • Vip Shore

Sem sol e sem água

Atualizado: 11 de Out de 2019

iação de ecossistema alternativo possibilita crescimento de plantas em locais privados de energia solar e água.

ErwinBlock Photography

Se você gosta de plantas, mas deixa de cultivá-las por morar em locais com pouco acesso à luz solar, os seus problemas terminaram. O Nui Studio, localizado na Alemanha, desenvolveu um projeto que possibilita o crescimento de plantas até mesmo nos locais mais escuros. A equipe trabalhou na composição do sistema que permite às plantas viverem sem a necessidade de luz solar ou água. O projeto consiste em uma estrutura de vidro, onde é projeta-do um ecossistema totalmente autossuficiente. Por enquanto, dois modelos do Mygdal Plant Lamp estão disponíveis: o primeiro fica suspenso por um fio e, o segundo, pode ser colocado em superfícies planas.

O invólucro que abriga as plantas é desenvolvido por meio da técnica milenar do vidro soprado, com os acabamentos feitos à mão. Dentro deste vidro, além da planta, há lâmpadas de LED que ao serem ligadas criam um ambiente ideal para o crescimento. Na versão para superfícies planas, a peça ainda possui revestimento de vidro capaz de conduzir a energia elétrica, o desobriga ligar a estrutura na tomada.

Além disso, o microambiente de vidro fica comple-tamente fechado para manter conservada a água existente em seu interior. Esta água, ao sofrer o processo de evaporação e condensação em um ciclo fechado, é a responsável por manter a planta suficientemente molhada sempre.


A tecnologia que possibilita que as plantas vivam sem qualquer cuidado foi desenvolvida pelo Nui Studio e denomina-se SmartGrow. O projeto é o resultado da análise das fontes de luz que fazem parte do dia a dia das pessoas e funciona, basicamente, como a nossa atmosfera. Quando o LED está aceso, a planta pode produzir oxigênio por fotossíntese. Quando está desligado, as plantas utilizam o oxigênio produzido para viver. Aliás, falando em tecnologia, algumas funcionalidades do sistema também podem ser controladas através de smartphone ou tablet. Basta usar o LightControl e a cor, intensidade, tempo e duração da iluminação podem ser ajustados.

Outro fator interessante do sistema é a possibilidade de trocar a planta que está dentro do vidro, ou seja, se passar algum tempo e houver a vontade ou necessidade de mudar a planta, é só remover a peça de alumínio da estrutura e fazer a troca. Esta peça de alumínio é fabricada a partir de uma técnica especial chamada ‘fiação de metal’. Ela confirma a filosofia do Nui Studio de rejuvenescer ofícios tradicionais, fundindo-os com tecnologias modernas e cooperando com empresas de manufatura regionais para produzir peças atemporais e sofisticadas.

Além de ser um sistema limpo e sustentável, a combinação da planta e luzes dentro do vidro torna os ambientes mais verdes, charmosos e agradáveis, transformando os espaços da casa ou apartamento e trazendo a natureza para mais perto. O Mygdal Plant Lamp é uma homenagem à fabricação de vidro tradicional, e uma combinação de natureza, técnica e design. Aliás, o próprio nome Mygdal, que traduzido significa "solo fértil", é uma homenagem a uma fabricante de vidro de Mygdal, cidade no norte da Dinamarca.

Conheça um pouco mais do Mygdal Plant Lamp no vídeo abaixo.






12 visualizações
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147