- Vip Shore
SAMOTRACIA A MOTO QUE DESAFIA O TEMPO
Criada para o estúdio italiano De Castelli, o veículo representa a reflexão sobre a estética do movimento
O designer italiano Mario Trimarchi criou uma motocicleta de cobre para desafiar as percepções de vida útil relacionadas ao tempo.
Propositadamente construída com a oxidação natural do cobre, a motocicleta irá abrir uma transformação completa a partir da mutação de sua cor de dourado para verde. O designer estima que, dentro de cem anos, a motocicleta estará completamente oxidada e uma nova geração poderá desfrutar de sua estética transformada.

Samotracia, uma ilha grega ao norte do mar Egeu, é o nome deste veículo que é uma provocação sobre a estética do movimento. Neste projeto, Trimarchi se afasta das curvas aerodinâmicas padrão, projetando uma carenagem que literalmente esconde a máquina, seguindo as formas do corpo e conferindo ao veículo as sensações de tensão física e mental emocionantes que envolvem a pilotagem em altas velocidades.
"Há algum tempo, estou comprometido em entender como a velocidade é ilustrada", diz Trimarchi. "Eu integrei essa obsessão com a obsessão do tempo que passa, que, para mim, toma parte nos temas de nossa relação com os objetos."


Curvas aerodinâmicas típicas foram deixadas de lado e a carenagem, que oculta a engenharia interna, é segmentada como na lógica da fotografia com lapso de tempo, como uma interpretação visual da velocidade.
Com o tempo, com a oxidação natural do cobre, o objeto vai se customizando de forma alinhada ao cotidiano urbano, vivenciando uma condição eternamente contemporânea.