- Vip Shore
O ENCANTO DAS VINÍCOLAS URUGUAIAS
Atualizado: 25 de Fev de 2019
Se o Uruguai tem uma centena de vinícolas por todo o País, uma região se destaca pela beleza - Canelones. Fica perto da capital e é cercada por pequenas fazendas e vinhedos. Os caminhos do enoturismo uruguaio são encantadores, cada qual com suas peculiaridades. O visitante encontra desde as mais tradicionais até as mais luxuosas, modernas e rústicas vinícolas.
Além das vinícolas e do campo, Canelones possui mais de 65 quilômetros de praia com locais para o descanso, a pesca e as atividades náuticas. A região é a origem natural de muitos alimentos consumidos pelos uruguaios, e especialistas acreditam que vem de Canelones um dos melhores vinhos Tannat, além do pôr do sol espetacular.

ADEGAS TRADICIONAIS
Estabelecimento Juanicó é a principal bodega (adega) do Uruguai e elabora a reconhecida marca de vinhos Don Pascual, chamada assim em homenagem a Don Pascual Harriague – introdutor da cepa Tannat no país. É um local único, declarado Monumento Histórico Nacional por suas edificações antigas, mantidas intactas até hoje.
Família Moizo é uma bodega bem familiar e artesanal, foi fundada em 1954. Tem tradição vitivinícola pie-montesa. Oferece experiências enoturísticas personalizadas, com atendimento realizado por enólogos da própria família. O percurso acontece entre os vinhedos, as antigas instalações da vinícola, degustação e gastronomia caseira/familiar.

BoViña Varela Zarranz está localizada a 20 minutos do aeroporto de Carrasco. Essa vinícola oferece aos turistas, em sua paisagem, um caminho bordeado de oliveiras em meio aos vinhedos, e ao final a bodega fundada no fim do século XIX – patrimônio da vitivinicultura uruguaia. A riqueza histórica do local existe até hoje na nave central e na cava subterrânea – abrigo da maior coleção do país de barris de roble francês em uso.

Pizzorno Family States é a bodega dedicada à produção de vinhos de alta qualidade. Ela confecciona seu tesouro em pequenas quantidades mantendo, assim, sua elevada categoria. A proposta ao turista é que conheça as instalações e tradição levada adiante por quatro gerações, por meio das visitas guiadas ao vinhedo e à bodega, conhecendo a história da família, a cava e os processos de elaboração do vinho.
Mais informações em: www.canelonesturismo.gub.uy