Buscar
  • Vip Shore

O ‘DEDO VERDE’ DE CLÁUDIO SALADINI

Responsável pela execução de projetos paisagísticos na Incorporadora Milano, profissional Cláudio Saladini trabalhou nos últimos seis meses com Benedito Abbud e o Escritório Marchetti+Bonetti, e tem seu próprio ambiente ‘O Jardim das Lendas’ com a filha, arquiteta Letícia Vieira na CASACOR / Santa Catarina, em parceira com a Sekai Mitsubishi

Carlos Alves


POR ONDE ELE PASSA, BROTA A NATUREZA


Saladini lembra o personagem de Maurice Druon, “O Menino do Dedo Verde”, no livro que contava a história daquele que fazia nascer flores e verdes por tocava, inclusive nos canhões das guerras. O ‘Jardim das Lendas’ na CASACOR / SC mostra seu talento, em mais de 1.500 mudas de uma pequena floresta tropical que abriga os carros da Mitsubishi, as joias do design de produto recém-lançadas pela marca.

Formado em 1990, pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, o engenheiro agrônomo Cláudio Saladini Vieira nasceu em Londrina, no Paraná. Trabalha no Grupo Le Nôtre – Irrigação, Paisagismo e Assessoria Técnica, desde 1996. Cláudio está em sua quarta participação como profissional em Casacor / Santa Catarina, mas já atuou diversas vezes como fornecedor, no paisagismo da mostra.

Saladini tem importantes experiências em outras mostras do setor em Santa Catarina, como Bordeaux e Casa & Cia. Um de seus melhores cases, em obras, é o Brava Home Resort, um grande condomínio residencial. “Foram cinco anos de trabalho, e o empreendimento teve grande sucesso. Nós participamos da execução”, conta. O profissional também já atuou em obras de alto padrão em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Há cerca de 5 anos, o grupo Le Nôtre investiu no novo posicionamento da marca. A empresa era chamada Flora Sílvia, Agricultura e Reflorestamento. “Há 22 anos, trabalhávamos com reflorestamento, produção de mudas, projetos, plantas ornamentais e depois entramos no segmento de paisagismo. Foi crescendo, chegou o momento em que o nome Flora não condizia muito com a proposta do plano de crescimento no mercado”, lembra o profissional.

“Então fizemos uma pesquisa de mercado e um plano de publicidade, e foi quando chegamos ao nome Le Nôtre. Este é o sobrenome de André Le Nôtre, paisagista dos principais jardins europeus, como castelo de Versailles e Avenida Champs Élysées. Ele foi muito importante na história, começou a trabalhar com as fontes, os caminhos, árvores frutíferas nos jardins, plantas comestíveis, criou a em Paris. Então decidimos fazer esta homenagem” diz Cláudio.

Carlos Alves

OPERAÇÕES AVANÇAM

Hoje o Grupo Le Nôtre tem várias operações. “Não queremos parar por aí. Vamos observando o mercado e crescendo. A ideia de criar o grupo, foi justamente para ativar as operações. Hoje a marca tem uma logo para cada operação. No momento há três: irrigação, paisagismo e assessoria técnica. A partir de agora, investiremos com força nas operações de engenharia elétrica e arquitetura”, anuncia Saladini. 

Hoje, a arquitetura paisagística no Grupo ganha força com a chegada da recém-formada arquiteta Letícia Vieira, filha de Cláudio, que já vem aprendendo o trabalho há alguns anos. “A profissão de paisagista é multidisciplinar. Por isso que as pessoas levam muitos anos para chegar à maturidade de fazer um projeto paisagístico de sucesso. Um bom paisagista hoje, deve ter conhecimento de clima, solo, biologia, meteorologia, arquitetura paisagística, engenharia civil, design... E isso leva muitos anos”, observa Cláudio.

“O paisagismo vai além de locação de flores em canteiros. Engloba utilidades, harmonia, convivência. Hoje paisagismo para residências, é preciso pensar na utilidade em todos os passos. É cada vez mais utilitário, não simplesmente para enfeitar os ambientes. Mas para utilizar”, ensina o experiente paisagista. CASACOR: EXECUTANDO O PROJETO DE BENEDITO ABBUD

O grupo Le Nôtre vem trabalhando há seis meses na execução do projeto do consagrado paisagista brasileiro, Benedito Abbud. Operou no monumental palacete de Hercílio Luz.  “Foi uma ótima experiência. Ele veio uma vez, para fazer uma vistoria. Trabalhamos por telefone, imagens e fotos neste período, e foi intenso. Abud é um professor, e foi uma excelente experiência participar de seu projeto”, afirma Cláudio. Nesta edição e Casacor, além de seu próprio ambiente, O Jardim das Lendas, Saladini trabalhou como fornecedor para o ambiente do escritório Marchetti + Bonetti, no térreo do prédio Milano.  O JARDIM DAS LENDAS

Este espaço para três automóveis, muito além de uma garagem, oferece a oportunidade de integrar a liberdade da natureza à comodidade da vida urbana. Para a edição 2019 de Casacor / Santa Catarina, em Florianópolis, o Grupo Le Nôtre apresenta seu projeto O Jardim das Lendas. O ambiente está ao lado do palacete que pertenceu ao ex-governador Hercílio Luz e que hoje é um dos principais monumentos históricos do estado, restaurado no empreendimento da Milano Incorporadora.

A harmonia entre conceitos antagônicos foi o desafio. Os profissionais, paisagista Cláudio Saladini e arquiteta Letícia Vieira, alcançaram um resultado surpreendente em meio a muito verde natural e aos automóveis em exposição. Por meio dos sentidos e percepções, o visitante é levado a uma viagem afetiva e natural, cheia de atrativos, pelo mundo da Mitsubishi -  marca japonesa mundialmente famosa -, e suas lendas, em 248 metros quadrados.

“Nós acreditamos que a natureza pode coexistir de modo equilibrado em meio à funcionalidade dos interiores no mundo contemporâneo”, afirma o responsável técnico do Grupo Le Nôtre, Claudio Saladini, que participa da mostra pela quarta vez como profissional. “Estamos muito satisfeitos nesta parceria com o Grupo Sekai Mitsubishi e com a Casacor, porque podemos apresentar produtos de alto padrão”, diz Cláudio. Letícia Vieira comemora os resultados: “O conjunto do paisagismo tropical com núcleos de estar preparados com mobiliário de alto design e os automóveis traduz o tema de Casacor este ano: Planeta Casa”. EM HARMONIA COM OS CONCEITOS DA MOSTRA

Letícia Vieira observa que os pilares conceituais da mostra, que são sustentabilidade, tecnologia e afeto, estão perfeitamente estruturados no ambiente. “Esses três conceitos já integram a campanha da Mitsubishi, então inseri-los no projeto foi algo natural. A afetividade e a tecnologia coexistem na mais nova campanha da marca, que traz carros clássicos e presentes na memória afetiva dos usuários, acompanhando as tendências urbanas”, diz a profissional. As plantas, todas naturais no ambiente interno, se destacam.  

O pilar afetivo fica por conta da proposta de oferecer a uma família, memórias de lazer, aventura e conforto, nos automóveis de alto padrão, em meio a um ambiente saudável e correto ambientalmente. “Em torno do desafio de entrelaçar o conceito arquitetônico do monumental empreendimento Milano com o projeto paisagístico e o conceito da marca Mitsubishi, trazemos como solução, vegetais bastante selvagens do clima tropical, em conjunto com um mobiliário e acabamentos mais sofisticados e modernos”, resumem Cláudio e Letícia.

Fonte: Alessandra Cavalheiro/Assessoria CASACOR

7 visualizações
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147