Buscar
  • Vip Shore

Noticias falsas atrapalham tratamento do câncer

As famosas Fake News (notícias falsas) têm interferido nas mais diversas áreas e na medicina não tem sido diferente, podendo causar grave dano quando influem nos tratamentos de câncer, prometendo a cura através de medicamentos caseiros, experimentais e uma infinidade de falácias.


Dr. Gabriel Quintela

Gelo causa câncer, aftas são a causa do câncer, frutas curam o câncer e tantas outras manchetes midiáticas tem sido divulgadas pelas mídias sociais. Com a popularização dos aplicativos de mensagem ficou ainda mais fácil disseminar as noticias falsas, que rapidamente se espalham. Mas muitas pessoas acabam acreditando nestas noticias, trazendo graves prejuízos para pacientes oncológicos, atrapalhando o diagnóstico e o tratamento do câncer. “Nos preocupamos com tantas noticias falsas, muitos pacientes acabam se impressionando com o que leem que chegam a interromper o tratamento, prejudicando em muito sua saúde, que já está fragilizada”, afirma o médico Dr. Gabriel Quintela, oncologista da Clínica Vence Onco.


São tantas noticias falsas que o Ministério da Saúde criou um canal direto de comunicação com a população o Saúde Sem Fake News. As dúvidas podem ser enviadas pelo WhatsApp, um espaço exclusivo para receber as informações virais, que em seguida são apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se verdadeiras ou não. O número é: (61) 99289-4640, podem ser enviadas mensagens de texto, fotos ou imagens.


Seguem algumas noticias falsas que o Saúde Sem Fake News recebeu:


1-Mamografia causa câncer de tireoide - É FAKE NEWS!


O próprio Dr. Drauzio Varella veio a público desmentir esta moça, que alega que ele teria afirmando que o câncer de tireoide tem aumentado entre as mulheres, por causa do excesso de radiação a que elas estariam expostas, durante os exames de mamografia e radiografias odontológicas. “Nunca gravei nenhum programa afirmando que a mamografia causa câncer de tireoide. Esse tipo de afirmação confunde a população e é um desserviço”, diz o dr. Drauzio Varella.

Para saber mais acesse, drauziovarella.uol.com.br/cancer/mamografia-e-cancer-de-tireoide.


2- Aftas são a causa do câncer - É FAKE NEWS!


Os pacientes com câncer têm realmente infecções oportunistas com mais frequência, incluindo por fungos. Estas infecções podem se manifestar com aftas na boca e mucosas. Entretanto, não há nenhuma comprovação, nem mesmo uma suspeita, de que estas infecções por fungo sejam causa de câncer. Já foi comprovada a relação de algumas infecções virais e até bacterianas com certos tipos de tumores, mas apenas em algumas situações especiais - como o HPV, que tem relação com o câncer do colo do útero, por exemplo. Além disso, não existe nenhuma publicação científica, no Brasil ou no exterior, comprovando o papel do bicarbonato de sódio no tratamento do câncer.


3-Cientistas israelenses e a cura do câncer - É FAKE NEWS!


A iniciativa é um esforço de uma empresa que não foi sequer testada clinicamente ainda. Não há qualquer evidência sólida clínica reportada, que permita dizer que haverá qualquer cura baseada no que está sendo proposto. A terapia proposta é uma utilização de peptídeos, pequenos fragmentos de proteínas, que tem potencial terapêutico. O texto apresentado, no entanto, é essencialmente sensacionalista e não se sustenta em dados sólidos. Como está elaborado, é Fake News.


4-Frutas e a cura do câncer - É FAKE NEWS!


A notícia é falsa. Não há evidência científica de que comer frutas após as refeições, aquecidas ou cozidas piorem a oferta de nutrientes das frutas. As principais instituições de pesquisa em câncer não realizaram revisões sistemáticas sobre esta questão, o que significa que elas não são um tema importante. Frutas são uma parte essencial de uma dieta saudável. Elas são excelentes fontes de muitos nutrientes importantes. Elas fornecem uma dieta baixa em calorias e rica em fibra, o que contribui para manter um peso saudável. Os efeitos do consumo das frutas na diminuição do risco de câncer é indireto, por meio da ingestão de fibras e da sua associ ação com uma dieta hipocalórica. Recomenda-se alternar frutas de diferentes cores para o consumo diário, dando preferência à frutas frescas.


5-Gelo causa câncer - É FAKE NEWS!


Não há nenhum nexo científico nas afirmações. Trata-se de uma afirmativa falsa, não há relação entre consumir gelo em qualquer período do ciclo menstrual e a incidência de câncer.


6-Câncer é deficiência da vitamina B17 - É FAKE NEWS!


O complexo vitamínico B inclui as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. O complexo vitamínico B é um grupo de nutrientes, que exercem importantes funções no organismo. Como são encontradas em vários tipos de alimentos, sua necessidade diária é suprimida com uma boa alimentação. Somente em circunstâncias excepcionais é indicado suplementação dessas vitaminas.


7-Estudo associa Omeprazol com tumores no estômago - É FAKE NEWS!


A afirmação de que remédio para gastrite, úlcera e refluxo dobra o risco de câncer, implica uma relação de causa e efeito. Entretanto, o estudo citado encontrou apenas uma correlação, não permitindo identificar se o omeprazol (ou similares) foi realmente a causa do aumento da doença. O estudo apenas relata que quem tomou o remédio teve mais câncer de estômago do que os que não tomaram.


8-Água gelada faz mal - FAKE NEWS!


Além de atribuir o texto ao Dr. Dráuzio Varella com uma especialidade diferente da dele, o texto contém diversas informações falsas e alarmistas. Essa mensagem já foi desmentida pelo portal Boatos.org, parceiro do Ministério da Saúde no combate às Fake News. O portal esclarece que essa mensagem circula há algum tempo, com pequenas modificações. Saiba mais: https://www.boatos.org/saude/drauzio-varella-agua-gelada-cancer.html


9-Água de coco quente é a cura do câncer - FAKE NEWS!


Não existe um alimento específico ou milagroso para a prevenção e/ou cura do câncer. Não existem evidências científicas que atribuam tal capacidade a água de coco quente. O que previne o câncer é praticar uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado e praticar atividade física. Uma alimentação saudável e protetora de câncer é composta por alimentos in natura, alimentos minimamente processados e preparações culinárias feitas com esses alimentos. Além disso, uma alimentação saudável também deve ser pobre em alimentos ultraprocessados, que são aqueles prontos para aquecer e consumir, pobre em carnes processadas e sem bebidas alcoólicas.


10-Cura do câncer por alimentos milagrosos - FAKE NEWS!


Apesar da redução do consumo de açúcar ser benéfica para a saúde e para a prevenção do câncer, uma vez que a doença está instalada, não há alimentos ou medidas milagrosas capazes de eliminá-la. O paciente de câncer deve buscar orientação médica, seguir o tratamento proposto pelo especialista e evitar buscar soluções milagrosas divulgadas de forma imprudente nas mídias sociais.


Fonte: Ministério da Saúde

Foto: Leandro Maciel

8 visualizações
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147