Buscar
  • Vip Shore

MEIO AMBIENTE - Duchas instaladas em praias catarinenses objetivam gerar economia


Carla Lins

Com o objetivo do uso racional da água, duchas geridas através de um aplicativo foram instaladas em praias de Florianópolis e Itapema. Na capital catarinense, são 40 pontos com as duchas. Já em Itapema, são 25 pontos na praia Central e na Meia Praia. Desde a instalação, em novembro passado, o sistema já registrou mais de seis mil usuários cadastrados e 4,5 mil banhos realizados. A expectativa é que haja uma economia de 70% no consumo de água nas duchas de praia em relação ao sistema gratuito. As duchas são da GoPlace, e foram instaladas em parceria com as prefeituras municipais. Elas são geridas através do aplicativo de celular GoPlace, disponível para Android e iOS.


O valor do banho varia de R$ 0,85 a R$ 1,00 por crédito, sendo que cada banho gasta apenas um crédito por vez e dura um minuto. De acordo com o diretor da GoPlace, Maurício Fontana, o serviço de ducha de praia exige manutenção e controles diários, pois os equipamentos sofrem com desgaste, intempéries, vandalismo e mau uso. Por isso, a parceria, através de licitação, entre a iniciativa pública e a privada mostrou-se a melhor solução para ambos os municípios. “Manter esse serviço exige uma estrutura específica, muitas vezes não disponível na estrutura dos municípios. Há ainda a questão do consumo de água, que é tratada e todas as duchas ligadas ao sistema de abastecimento público. Cada ducha é uma unidade consumidora e possui um hidrômetro próprio, nós da GoPlace somos o titular das contas e responsáveis pelo pagamento”, explica Fontana.


O único local onde o sistema não é ligado na rede é na Praia do Moçambique, em Florianópolis, onde foi instalado um reservatório com capacidade de inco mil litros, especialmente para atender a ducha,  já que o parque não dispõe da estrutura de rede. 


DUCHAS GRATUITAS


A utilização das duchas, via sistema de aplicativos, segue a tendência de serviços como aluguel de bicicletas e patinetes, dentre outros, presentes em grandes centros e em cidades alinhadas com objetivos de sustentabilidade. Contudo, cientes de que a mudança de hábito é gradativa, a GoPlace  instalou unidades gratuitas em Florianópolis e em Itapema. No total, 10% das duchas são de uso gratuito em cada cidade. Na capital, os pontos gratuitos foram escolhidos com base em critérios como locais com gasto de água mais controlado e que atendam uma quantidade maior de moradores em relação a quantidade de turistas. Já em Itapema, há três pontos, nas extremidades e um no meio da orla (Confira relação dos pontos gratuitos abaixo). 


COMO FUNCIONA A DUCHA PELO APLICATIVO?

Para utilizar, basta baixar gratuitamente o aplicativo da GoPlace e fazer um cadastro usando o Facebook ou o e-mail. Ao baixar, o usuário ganha imediatamente créditos para já começar a usar as duchas. “A tecnologia veio para favorecer a funcionalidade das ações cotidianas. Desta forma, com o uso da internet, o serviço torna-se rápido e fácil. A compra de créditos só poderá ser feito com de cartão de crédito, modo universal e que pode ser obtido atualmente até mesmo nos modelos de pré-pago, encontrados facilmente no mercado e para pessoas de todas as condições sócio-econômicas”, explica Fontana. 


Mas, ainda para aqueles que ficam de fora de qualquer destas situações, no período do verão serão cadastradas barracas de praia que poderão vender banhos e acionar o serviço. “Já testamos outras formas de pagamento, como cédulas e moedas, porém o ambiente sofre muito com a ação da maresia, areia, etc”, completa.


Em Florianópolis os pontos gratuitos são:

- Praia da Tapera

- Praia dos Açores

- Pântano do Sul

- Praia da Armação 

- Quadras da Prainha (Centro)

- Cachoeira do Bom Jesus


Em Itapema são:

- Rua 123 Praia Central

- Rua 211 Meia Praia

- Rua 319 Meia Praia

0 visualização
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147