Buscar
  • Vip Shore

IMPRIMINDO PRÓTESES COM LIXO DO MAR

Atualizado: 25 de Fev de 2019

Diante de um quadro mundial de mais de um milhão de amputações de membros por ano e da estimativa de 30 milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento precisando, agora, de uma prótese, surgiu o Projeto Million Waves. A iniciativa foi de Chris Moriarity, com o apoio de sua esposa, Laura. O projeto teve seu lançamento oficial em Washington/EUA há apenas nove meses, em 18 de abril de 2018, no Dia da Terra. Aqui no Brasil, o Million Waves instalou seu primeiro braço internacional em outubro do ano passado, em Natal/RN.


Chris mora numa ilha e sempre se deparou com muito plástico descartado no mar. Um dia resolveu assumir uma missão: produzir próteses de membros superiores para pessoas que não têm condições de pagar por elas. Com a parceria voluntária da Washington Coast-savers e da NOAA Olympic Coast National Marine Sanctuary, passou a recolher lixo na costa do seu estado. Conhecedor da tecnologia 3D para impressão de próteses, pôs as duas mãos na massa e o resultado não poderia ser melhor.


O plástico coletado ou doado é lavado pela equipe do Projeto Million Waves e depois triturado. Esse material é, então, processado em maquinário especializado que produz bobinas de filamentos que alimentam impressoras 3D. Assim são ‘construídos’ mãos, braços ou apenas um dedo. As próteses são personaliza-das, ou seja, feitas de acordo com as especificações das pessoas que vão recebê-las.



Segundo explicam os técnicos do projeto, são necessárias de 15 a 30 garrafas plásticas de água para criar uma mão ou um braço, dependendo do tamanho. O custo de uma prótese varia de US$ 45 a US$ 130, o que inclui a reciclagem, a impressão e a entrega - mas esse custo não é pago por quem vai receber a prótese. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode solicitar um membro por meio do site do MWP e a equipe treinará essa pessoa para o processo de medição. Em seguida, as medições são enviadas para um modelador 3D voluntário, que envia os arquivos para as impressoras, resultando no membro personalizado e na recuperação da autoestima.


O Projeto Million Waves acredita que esta é uma maneira de transformar o problema global do lixo em um recurso, ao mesmo tempo em que atende às necessidades de algumas das pessoas mais carentes do mundo.


NÚMEROS ALARMANTES


- O plástico de uso único está em todos os lugares.


- 167 milhões de toneladas da produção global de plástico são de uso único.


- 18 bilhões de libras de resíduos plásticos fluem para os oceanos a cada ano.


- 1 milhão de bebidas são vendidas em garrafas plásticas a cada minuto no mundo.


- 83% da água que verte das torneiras em todo o planeta contém microfibras ou microplásticos.


Fotos: Divulgação/MillionWaves

32 visualizações
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147