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HUMMM, PERFUME COM CHEIRINHO DE DOCE

Empresas especializadas revelam quais as tendências de aromas que os consumidores devem encontrar em perfumes e cosméticos nessa temporada.


As tendências para 2019 apontam para um mercado repleto de aromas comestíveis, aqueles que dão água na boca. Caramelo, leite condensado, creme de avelã, chocolate, marshmallow... tudo que remete a conforto e satisfação! A indústria de fragrâncias atendeu a uma demanda global de consumo que pede por mais diversão e bem-estar. "Pesquisas de tendência mostram que as pessoas estão em busca de mais prazer e divertimento, e essas fragrâncias ‘gourmands’ traduzem exatamente isso", explica Sandra Heilborn, gerente de marketing da FAV 105. A FAV é especializada em fragrâncias e representante no Brasil da suíça Firmenic, maior indústria do tipo no mundo. A Firmenic apresentou suas novas fragrâncias especiais na FCE Cosmetique - uma importante feira da indústria de cos-méticos que aconteceu em maio, em São Paulo.


A partir de processos altamente tecnológicos, perfumistas conseguem reproduzir com precisão esses aromas e garantem também especificidades às fragrâncias, tais como cremosidade e textura. "Hoje, não desenvolvemos mais apenas um aroma de chocolate, mas conseguimos reproduzir um aroma de chocolate cremoso", garante Sandra. Segundo a especialista, também estão em alta fragrâncias que levam frutas suculentas, como pêssego cremoso, maçã cremosa e damasco. Entender o que os consumidores procuram e traduzir isso em aromas e cheiros é o grande desafio do setor.


Daria Shevtsova/Pexels

As fragrâncias dos cosméticos interferem diretamente na decisão de compra das pessoas. "O cheiro faz com que a pessoa se sinta especial, bonita, bem cuidada, e isso é essencial no nosso trabalho", garante Sandra. Agora, com tantas opções de aromas que lembram delícias do doce mundo da confeitara, não vai ser difícil sentir-se especial e diferenciado.


Aromas orientais como vanilla, licor e madeira continuam apreciadas. "São fragrâncias muito populares entre as mulheres brasileiras, mas que também têm conquistado o público masculino", afirma a especialista. "São aromas mais quentes, mais sensuais. E a sensualidade entra nesse conceito de diversão", completa. Já o toque floral nas fragrâncias vai ficar por conta de notas de flores brasileiras como gardênia e peônia, garantindo um pouco mais de suavidade e frescor aos perfumes, o que é bem-vindo num clima tropical como o brasileiro. "As notas de calda de framboesa e blueberry também vão conferir ao produto aquele fundo mais azedinho, quebrando um pouco o doce", conclui a gerente de marketing.


Eneida Nieves/Pexels

A Symrise, outra empresa do setor, igualmente fez suas apostas numa linha de fragrâncias com apelo degustativo. Entre as novidades apresentadas na feira, estava a linha Floriental Gourmand, destinada a produtos de cuidado com o cabelo. "É uma linha que mistura o aroma oriental com um pouco de floral, dando uma sensação de cuidado, e deve agradar as mulheres principalmente", afirma Clayton Santos, avaliador de fragrâncias da empresa. De olho ainda em um outro tipo de público, a Symrise criou a linha Verde. Essa alternativa de caminho olfativo remete à naturalidade, à sustentabilidade, a um olfato fresh. Segundo o perfumista Samuel Moraes, é bastante atual, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e buscam sensações menos artificiais.

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