Buscar
  • Vip Shore

Hoje, 46% das empresas usam IoT

Dados da CIO Survey 2019, pesquisa realizada globalmente pela Logicalis, mostram que a internet das coisas tem taxa de adoção em ritmo acelerado em todo o mundo.


São Paulo - 18 de março de 2019 - Quase metade – 46% – dos executivos entrevistados pela CIO Survey 2019, pesquisa realizada pela Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação, afirmam que suas empresas já estão usando internet das coisas (IoT). O número mostra o intenso ritmo de crescimento dessa tecnologia em todo o mundo, já que, há 12 meses, a mesma pesquisa mostrava que apenas 24% das empresas estavam usando soluções do tipo.


Os benefícios de negócios trazidos pela adoção, entretanto, ainda não estão tão claros – ou pelo menos não são unânimes. Segundo o estudo, 25% dos entrevistados entendem que as soluções de IoT aumentam a eficiência operacional, 23% enxergam melhoras nos produtos e serviços, 21% creem que podem melhorar o atendimento ao cliente, 18% apostam na criação de novos produtos e serviços e 14% acreditam em um melhor planejamento estratégico a partir dos dados trazidos por esses projetos.


Kevin Ku/Pexels

Os números da CIO Survey fazem coro aos resultados mostrados pelo IoT Snapshot, também conduzido pela Logicalis, em outubro do ano passado. Com foco no mercado latino-americano, o estudo mostrou que, na região, 32% dos líderes de TI já adotaram ou estão em processo de adoção da internet das coisas. Outros 18% pretendiam iniciar a implementação nos 12 meses subsequentes à pesquisa, endossando a tendência de rápida disseminação da IoT também na América Latina.


A eficiência operacional também encabeça a lista de benefícios percebidos regionalmente – com 18% das respostas. Produtividade vem em segundo lugar (17%), seguida pela inovação (16%). A melhor experiência do cliente (15%), o suporte à tomada de decisão (10%) e a criação de novos produtos e serviços (5%) também aparecem na lista.


Mas as dificuldades na implementação também são compartilhadas por CIOs locais e globais. A CIO Survey 2019 mostra que, na prática, 25% estão colhendo os frutos dos investimentos realizados. “À medida que os projetos passam da fase de discussão de conceitos para a implantação como pilotos, os benefícios tornam-se mais evidentes – por outro lado, a aplicação prática de IoT também traz à tona questões importantes, como segurança da informação e a integração das soluções com o legado”, avalia Yassuki Takano, diretor de consultoria da Logicalis. “Além disso, é fundamental que os projetos, em especial a camada de analytics que os suportam, sejam desenhados e planejados de maneira alinhada com os objetivos estratégicos – só assim as iniciativas terão impacto relevante nos negócios.”


Para ler o estudo completo acesse: https://la.logicalis-thinkhub.com/

3 visualizações
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147