Buscar
  • Vip Shore

DFAB HOUSE, A CASA DIGITAL

A DFAB House acaba de ser inaugurada. Ela é a primeira casa habitada do mundo que foi planejada e construída digitalmente com a ajuda de robôs e impressoras 3D. As tecnologias de construção foram desenvolvidas pelos pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich), em colaboração com parceiros industriais. O projeto é assinado pelas empresas Empa e Eawag, e foi executado em Dübendorf, na Suíça.

Um delicado teto de concreto - moldado em 3D - e um muro de concreto curvo criado por um robô de construção caracterizam a arquitetura da sala de estar, cuja estética lembra remotamente os sets de filmagem do artista suíço HR Giger (o criador de "Estrangeiro"). Ao dizer um comando específico, as persianas se abrem como por mágica e a chaleira prepara a água para o chá. O que soa como um filme de ficção científica é realidade em Dübendorf: a DFAB House, inteligente e construído com recursos digitais, abriu suas portas em 27 de fevereiro.


DO LABORATÓRIO À APLICAÇÃO ARQUITETÔNICA

A casa de três andares está localizada na parte superior de três plataformas. Nesta construção modular de pesquisa e inovação da Empa e Eawag, os pesquisadores, juntamente com parceiros industriais, podem testar novas tecnologias de construção e energia em condições reais. Dentro da DFAB House, há o ‘Nest’, que consiste em um núcleo de construção central, no qual vários módulos de construção - as chamadas unidades - podem atracar.


O objetivo das tecnologias digitais não é apenas fazer planejamento e construção mais eficientes, mas também mais sustentáveis. Por exemplo, a laje de piso planejada digitalmente na DFAB House é estaticamente e estruturalmente otimizada de tal forma, que quantidades consideráveis ​​de material podem ser poupadas em comparação com uma laje de concreto convencional.


As tecnologias também abrem novas possibilidades de design. Por exemplo, os dois andares residenciais superiores são caracterizados por molduras de madeira, que foram fabricadas com a ajuda de dois robôs de construção e dispostas em geometrias complexas. "O potencial arquitetônico das tecnologias de fabricação digital é imenso. Infelizmente, essas tecnologias ainda são pouco utilizadas em canteiros de obras. Com a DFAB House, podemos testar novas tecnologias de mãos dadas com a indústria e acelerar a transferência da pesquisa para a prática", diz Matthias Kohler, professor de Arquitetura e Fabricação Digital da ETH.


UMA CASA INTELIGENTE


Em cerca de dois meses, os primeiros residentes, convidados acadêmicos da Empa e Eawag, se mudarão para a DFAB House. Um consórcio de empresas instalou as primeiras soluções domésticas inteligentes, baseadas na plataforma digital STROM independente do fabricante. Isso inclui proteção inteligente contra problemas em múltiplos estágios, opções automatizadas e a última geração de eletrodomésticos inteligentes conectados em rede.


No entanto, a DFAB HOUSE é inteligente não apenas em termos de eletrodomésticos, mas também em termos de gerenciamento de energia: módulos fotovoltaicos no telhado fornecem, em média, uma vez e meia a eletricidade que a própria unidade consome, enquanto um sistema de controle inteligente coordena todo o consumo e garante que nenhum pico de carga ocorra.


Duas ideias iniciais, acompanhadas por pesquisadores da Empa e Eawag, estão ajudando a economizar energia adicional: por um lado, o calor da água residual, que de outra forma seria perdido, é recuperado diretamente nas bandejas de chuveiro via trocadores de calor e, por outro lado, a água quente flui dos canos de volta para a caldeira quando não está em uso, em vez de resfriamento nos canos de água. Este método não só economiza energia e água, mas também reduz o risco de bactérias crescerem nos tubos.


PESQUISA E INDÚSTRIA

A sexta unidade no prédio de pesquisa e inovação da Nest é um bom exemplo de como a cooperação entre pesquisadores e indústria pode produzir soluções voltadas para o futuro. "Na implementação de um projeto de construção como a DFAB HOUSE, os métodos tradicionais de construção atendem a novos conceitos do mundo digital. O caminho da prancheta digital para um prédio real tem desafiado cientistas e especialistas da indústria. Através de um diálogo construtivo, algo verdadeiramente visionário pode agora ser colocado em prática, esperamos que em breve seja amplamente utilizado na indústria da construção ", diz o CEO da Empa, GianLuca Bona.



Fotos: Roman Keller/DFAB House.





15 visualizações
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147