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Capacitação profissional reforça as boas experiências na Temporada Gastronômica da Costa Esmeralda


Restaurante Vie Naturelle - Foto: Luciano Dias

Um diferencial que transcende os dias de realização da Temporada Gastronômica da Costa Esmeralda. Com 77 horas de capacitação, divididas em 16 oficinas, o evento que iniciou no dia 4 de outubro e continuará até o dia 17 de novembro, fomenta o trabalho conjunto de 41 restaurantes, cafeterias e confeitarias e aindafoca também nas melhorias dos serviços. “A ideia é lapidar os profissionais que atuam com gastronomia e turismo para o melhor atendimento, para a segurança alimentar e também para que aprendam a oferecer experiências”, diz o presidente do Costa Esmeralda Convention Bureau, Cléber Coan Souza.


As atividades reuniram cerca de 520 participantes, entre profissionais e empreendedores da área e também a comunidade de Bombinhas, Itapema e Porto Belo. Algumas delas foram abertas para garantir uma iniciação ou aprimoramento de pessoas na cadeia produtiva. Os encontros foram ministrados por profissionais experientes, com nutricionistas, chefs de cozinha, cake designer e especialistas da área da saúde. Todas as oficinas e palestras foram gratuitas e contaram com receitas exclusivas.


“Nosso desafio foi buscar assuntos que são tendências ou necessidades do nosso dia a dia. Estamos pensando no futuro, garantindo aos turistas e moradores um atendimento mais justo, um serviço ainda mais completo e uma experiência que possa ser repetida”, ressalta o gerente regional do Sebrae, Sergio Cardoso, que foi responsável, junto com o Convetion, pelas Oficinas.


A TEMPORADA GASTRONÔMICA


O evento conta com o patrocínio de Komprão, Eisenbahn, Porto Belo Outlet Premium, Muller Eletro, Sicredi Vale e Litoral, Vinícola Villa Francioni, Karsten, Oxford, Comunicar Mídia Digital, J.E. Vargas Empreendimentos e Despachante Paulinho. A organização é do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, Sebrae/SC e apoio das prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo. As oficinas também contaram com o apoio da Univali.


Os 41 estabelecimentos participantes apresentam novidades ou o melhor de seus cardápios, buscando conectar com ingredientes locais. Nesta mesma pegada cultural, a Temporada Gastronômica conta ainda com a parceria de artesãos locais. “Tudo para incentivar a atividade turística e gastronômica, aproveitando o público das festas de outubro e também a população de Santa Catarina e do Paraná que já começa a curtir a pré-temporada nas nossas praias”, destaca o presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, Cleber Coan Souza.


A união das duas áreas reforçará a identidade e dará ao projeto o regionalismo que orgulha os moradores do litoral catarinense. Seja pelo sabor dos pratos e ingredientes totalmente regionalizados, ou pela arte manual e conexão de produtores locais com parte das iguarias que estará nas receitas, como o alho negro, a vieira e o marisco, tudo produzido bem ali, nas imediações dos restaurantes.



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