Buscar
  • Vip Shore

Brinquedo feito com galhos da floresta amazônica


Divulgação/Marcio Irala

Normalmente desprezados pelas grandes madeireiras por estarem fora dos padrões de mercado, galhos de árvores de madeiras nobres estão ganhando protagonismo em projetos da LAO Design, do designer Lao Napolitano. O primeiro brinquedo criado com essas sobras é o Goiabá, que integra o espaço PORTODOSNÓS na CASACOR Rio, assinado pela marca em parceria com o Plantar Ideias.


Projetado para crianças de até três anos, o Goiabá tem pisos em vários níveis, miniparede de escalada e um miniescorregador com estrutura de madeira engenheirada, também conhecida como CLT (sigla em inglês para Madeira Laminada Cruzada). “A ideia é que, cada vez mais, os nossos projetos se adaptem às características do material disponível e não o contrário”, diz o designer. 


Essas matérias-primas vêm de uma região no Amazonas, situada às margens do Rio Purus, e são manejadas por comunidades locais, também responsáveis pelo entalhe das peças a motosserra. “Eles dominam essa ferramenta como ninguém e queremos evidenciar as marcas desse trabalho nos produtos”, explica Napolitano. “Além de nenhuma árvore ser derrubada para nos atender”, diz ele, “para evitar desperdícios, faltas e excessos, tudo é produzido de acordo com a demanda”. Mas, neste caso, a necessidade de que Napolitano comenta não é a do mercado ou da empresa, sob a qual está firmada a sociedade, mas dos locais e da própria natureza.


“Isso significa que em vez de dizermos às comunidades o que queremos em que prazo queremos, são eles que dizem o que têm e em quanto tempo podem entregar”, explica o designer. “Como trabalhamos com materiais que são deixados para trás, dependemos da quantidade e características dessas sobras”, completa.


Além disso, ressalta o designer, é preciso respeitar a cultura e a modo de vida dos povos da floresta. “Eles não estão acostumados a prazos apertados, a agendas lotadas, correrias”. “Para eles, o tempo corre em um compasso diferente do nosso, os valores também são outros, não adianta tentar impor nosso jeito”.


Na prática, a associação comunitária informa o volume e as caraterísticas das toras que dispõem, a empresa avalia, envia a eles os projetos, para que cortem as peças, que chegam em São Paulo prontas para serem montadas. Os prazos de entrega são definidos no início da negociação, mas pelos fornecedores.


A CASACOR Rio segue até 29 de setembro, no histórico edifício Touring, na Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, no centro da cidade.


17 visualizações
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147