Buscar
  • Vip Shore

A Arte do Encontro

Atualizado: 5 de Abr de 2019

*Lenita Novaes


Após ficar muito tempo hospitalizada e em recuperação, fazia parte de meus exercícios caminhar pelas calçadas na quadra de nossa rua. Numa manhã recente, encontrei quase ao lado de minha casa uma jovem mãe com duas crianças. Me curvei para falar com elas, perguntar seus nomes e dizer que as achei lindas. Quando levantei os olhos percebi a beleza e a simpatia da mãe e logo fui perguntando, estão a passeio? Está gostando daqui? Ela respondeu que mora alí, a duas casas da minha. Continuei minha especulação, mudou há pouco tempo? Ela respondeu: "Moro aqui há dez anos!"


Fiquei tão surpresa quanto ela, quando eu disse ser sua vizinha! Ficamos em silêncio por instantes. Eu não sabia se ria ou chorava. Trocamos algumas palavras que nem lembro, de tão perturbada que fiquei. Dei a volta na quadra ainda perplexa. Como que eu, que trabalho a vida toda com grupos de psicodrama, frequento muitos outros grupos, passo dez anos na frente da casa da vizinha e nunca a vi?


Após esse encontro, contei o ocorrido aos meus vizinhos de muro há 30 anos e no final do ano passado um desses vizinhos próximos nos chamou para uma conversa. Ele havia tido uma ideia que achei brilhante, não sei porque eu não tive, afff: convidar os vizinhos de rua para fazer um encontro de Natal.


Stock Snap/Pixabay

Como ele conhecia todos convidaria, e combinamos que seria na casa deles. Organizamos o encontro, cada família levaria um prato e a bebida que consumiria. E nossos vizinhos, donos dessa ideia, foram convidar as famílias que, para nossa (ou minha) surpresa, aceitaram com alegria.


Fiquei empolgada e ansiosa pra chegar o dia marcado, a noite de 15 de dezembro de 2018. A vizinha onde seria o encontro esmerou-se na decoração de Natal e chegado o dia, os vizinhos vieram alegres trazendo pratos de comida caprichada e suas bebidas, tinha até champanhe e vinho.


Estávamos em 12 pessoas e vizinha que conheci umas semanas antes, estava presente também. Foi um momento de descobertas, apresentações olho no olho, abraços, uns mais expansivos que outros, mas todos presentes e fazendo vínculos tão importantes para as nossas relações. Hoje, temos um grupo no WhatsApp e nos ajudamos quando necessário. Descobri que minha vizinha da frente é acupunturista e eu em busca de alguém dessa área que me atendesse, hoje sou cliente.


O avanço da tecnologia, em especial na área da comunicação, nos aproxima de uma forma virtual e, ao mesmo tempo, nos afasta do encontro que é o que realmente nos referencia como seres humanos recheados de sentimentos, em especial e por primeiro, o amor. O encontro nos mantém vivos e é como uma grande sala de espelhos, pois podemos nos ver melhor no outro. Não há tecnologia que substitua a riqueza em termos de saúde física e mental. O encontro de muitos eus, abraços, troca de experiências que podemos compartilhar sem julgamentos, com aceitação, ética e sigilo, haja vista que as pessoas trazem conteúdos seus que precisam ser acolhidos e respeitados. É com tudo isso que vem o amor.


Amar é um verbo e enquanto verbo, é uma ação que se constrói o tempo todo em nossos encontros de duas ou mais pessoas. Deixo a poesia de Jacob Levi Moreno, o psiquiatra e pensador que fundamentou a teoria do psicodrama, e o Encontro é uma das bases teóricas de seu profundo conhecimento e da criação da psicoterapia de grupos.


“Encontro de dois.

Olho no olho.

Cara a cara.

“E quando estiveres perto

eu arrancarei

os teus olhos

e os colocarei no lugar dos meus.

E tu arrancarás

os meus olhos

e os colocará no lugar dos teus.

Então, eu te olharei com teus olhos

e tu me olharás com os meus.”


Jacob Levy Moreno


*Lenita Novaes, psicóloga clínica, psicodramatista

0 visualização
Logo Cuidar .jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
1.jpg
enio logotipo.png
wizard.png
forsafe LOGO.jpg
Logo Porto Grill.png
logo REMAX.jpg
sakai logo.jpg
VJP_NÁUTICA_logo.jpg

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147