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8 DICAS PARA NÃO EXAGERAR NO CHOCOLATE


O período da Páscoa é sempre uma tentação. Diversas opções de tamanhos e sabores tornam difícil passar por corredores de supermercados e lojas e conseguir resistir a estas delícias




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De acordo com a nutricionista Sabrina Jubett, o consumo de chocolate pode elevar os níveis de serotonina e endorfina na corrente sanguínea, que são os neurotransmissores responsáveis por provocar uma sensação relaxante e de bem-estar. Por outro lado, podem causar outros efeitos nocivos. “As gorduras saturadas do leite, dos altos índices de açúcar e da gordura vegetal hidrogenada contida nos ovos de Páscoa aumentam muito o poder calórico do chocolate e podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista.




A especialista recomenda oito dicas importantes para consumir o presente de Páscoa de maneira saudável:





- Assim que ganhar os ovos, quebre-os em pedaços menores, embale-os em papel manteiga e guarde os pedaços no armário ou no freezer. Dessa forma, fica mais fácil degustá-los ao longo da semana sem exagerar na dose.


- Se você sabe que vai abusar do chocolate, corte os excessos das outras refeições. Deixe a manteiga no café da manhã de lado, não coma arroz ou batata na hora do almoço e assim por diante.


Não abuse do álcool, das frituras e dos salgados gordurosos como as pizzas, neste período, já que você estará consumindo o chocolate com mais frequência.


- Sempre coma antes do chocolate pedaços de maçã, pera ou laranja. Essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo.


- Evite comer o chocolate de estômago vazio, pois a absorção de açúcares e gordura é maior em jejum. O ideal é consumi-lo depois do almoço ou no lanche da tarde. À noite seu consumo traz mais prejuízo para seu peso e sua saúde.


- Procure fazer sua atividade física com mais frequência durante essa semana. Isso acelera mais o metabolismo.


- Procure não comer chocolate todos os dias, pois esse hábito pode viciar o paladar e exigir mais e mais chocolate.


- Prefira chocolates com 60% a 70% de cacau, pois contêm menos gordura e mais polifenóis (ativos funcionais), que atuam na saúde do coração, aumentando o HDL (bom colesterol).


SEM AÇÚCAR, LACTOSE E GLÚTEN


Desenvolver produtos para diferentes segmentos do mercado de alimentação não é tarefa fácil. Mas pensar nas demandas dos consumidores com restrições alimentares é parte da rotina do chocolatier Carmine Giunti, pesquisador que desenvolveu com pioneirismo no Brasil os produtos à base de alfarroba da CarobHouse.


Desde a fundação da empresa, em 1999, foram seis pedidos de registros junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que resultaram em duas cartas patentes já emitidas e outras duas em processo de emissão.


Divulgação/ Tri-gostoso

Valendo-se dessa expertise de inovação da CarobHouse é que nasceu a Tri-Gostoso, empresa paranaense também voltada ao desenvolvimento de produtos isentos de açúcar, lactose/caseína e glúten, mas à base de cacau. O resultado é uma completa linha de chocolates funcionais, dois deles inovações no mercado nacional, patenteados pelo INPI.




Divulgação/ Tri-gostoso

É o caso do chocolate branco da Tri-Gostoso, cuja fórmula não tem similares no mercado brasileiro. Este chocolate branco não contém ingredientes alergênicos e ainda é fonte de fibras. Comparado aos existentes no mercado, é muito mais saudável por conta do teor de gorduras reduzido e pela ausência de açúcares.


O produto também não contém gordura trans e é livre de ingredientes de origem animal. Seu consumo é indicado para pessoas com diabetes, alergias ou intolerâncias alimentares, para veganos e também para todos aqueles que desejam uma alimentação mais equilibrada.

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