Monte Roraima

O CÉU É O LIMITE

Foto: Fernando Teixeira

Você quer sair da rotina e viver uma aventura? Então, prepare-se para conhecer e desbravar – primeiro na imaginação – o monte Roraima. Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, este local esta sob proteção do Parque Nacional Canaima, em terri-tório venezuelano, e do Parque Nacional do Monte Roraima, no Brasil.

 

Atualmente, é explorado por turistas, trilheiros, aventureiros e estudiosos que percorrem seus caminhos com um único objetivo: chegar ao topo. E são dois os pontos mais altos que animam os exploradores, o primeiro fica no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2,8 mil metros de altitude. O segundo localiza-se a cerca de 2,7 mil metros, ao norte do planalto, na Guiana.

 

A formação rochosa que deu origem ao monte possui, de acordo com estimativas, mais de dois bilhões de anos. Apesar disso, ele só foi descoberto pelos europeus em 1595. O seu ponto culminante é conhecido como “Maverick Stone”, assim denominado pela semelhança com um veículo fabricado pela Ford e que recebe o mesmo nome. Aliás, para chegar neste ponto, é necessário mui-to esforço físico e vontade, afinal, a jornada de exploração precisa de - pelo menos - uma semana para ser concluída.

 

Considerado um tepui – espécie de platô cercado por falésias de cerca de mil metros de altura, o monte Roraima é rodeado por um ambiente de formação única. A flora que abriga o local é endêmica, ou seja, específica da região, assim como a fauna, principalmente através dos répteis e anfíbios que moram no território. Ele também possui muitas cavernas e plantas carnívoras. E, apesar de estar localizado em uma região mais isolada na América do Sul, o acesso ao monte é relativamente simples pelo lado venezuelano. Por isso, além de viver uma aventura para chegar ao topo, você também poderá estar em contato com uma biodiversidade muito particular.

 

Por estar localizado próximo à Linha do Equador, o clima na região é tropical. Caracterizado pela Gran Sabana, sua temperatura média durante o ano fica entre 20°C e 22 °C, contando ainda com uma estação seca entre os meses de dezembro e março. Já no topo do monte, a tempe-ratura muda um pouco, apresentando média de 10ºC durante o dia – dificilmente passando disso -, e podendo chegar durante a noite aos 2°C. E aí, você já está sentindo-se desafiado a explorar o Monte Roraima?

 

Como chegar

 

O Monte Roraima está localizado em três países, sendo que sua porção territorial está dividida 5% a leste do Brasil, 85% ao sul e oeste da Venezuela e 10% ao norte da Guiana. Para quem está em território brasileiro, o deslocamento mais simples até a formação é através da cidade venezuelana de fronteira Santa Elena de Uairén. Depois disso, deve-se seguir até o vilarejo indígena de Paraitepuy. É neste ponto que a caminhada começa até o cume. Mas, se você não é tão aventureiro assim, também é possível chegar no topo sem esforço físico, através de sobrevôos de helicóptero.

 

Conheça um pouco mais deste lugar incrível através da nossa galeria de fotos.

SIGA A VIP SHORE

  • Facebook
  • Instagram

Foto: Fernando Teixeira

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147