INTERNET 40 VEZES MAIS RÁPIDA

Esqueça tudo o que você conhece de conexão à Internet. O futuro vai mudar, e mais rápido do que se imagina. O empresário Elon Musk, do PayPal, da Space X, e CEO da Tesla Motors, anunciou pelo Twitter o lançamento de 60 minúsculos satélites cuidadosamente arranjados dentro do compartimento de carga do foguete Falcon 9. É o início do projeto para levar rede banda larga 40 vezes mais rápida que a atual e a todos os cantos do planeta. Mais de quatro bilhões (isso mesmo, você não leu errado, são quatro bilhões) de pessoas ainda não têm acesso à Internet.

Musk havia anunciado o projeto 'Starlink' em 2015, através da sua empresa SpaceX. Depois de receber o aval do principal órgão regulador de telecomunicações dos Estados Unidos em fevereiro deste ano, lançou dois satélites experimentais, o Tintin A e o Tintin B, e tuitou brincando que a senha da conexão seria ‘marciano’. A piada, que mais pareceu uma boa jogada de marketing, rendeu milhares de compartilhamentos. Mas, ninguém duvida de que a senha era mesmo esta.

Depois dos Tintin no espaço, a SpaceX ajustou o design à produção, dando vez a este lançamento de um pacote com 60 satélites. Mais uma vez no Twitter, Musk explicou que muita coisa pode dar errado nesta primeira etapa, mas que, ajustados os problemas, serão lançados mais seis lotes de 60 satélites para atingir uma cobertura baixa já a partir de 2020. Com o dobro de lançamentos, a oferta de rede passará a ser em nível moderado.

 

O passo seguinte é o lançamento da 'Starship', que será capaz de transportar para a órbita baixa centenas de satélites de uma só vez. 

A ideia é chegar a 4.425 satélites enviando frequência Ka e Ku (normalmente usadas em banda larga) com a velocidade igual a das fibras óticas. Se os planos de Musk derem certo, qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, até em alto mar, terá conexão. E mais: ela será 40 vezes mais rápida que a atual.

Segundo relatório da SpaceX, o custo para o consumidor final será ainda mais barato do que é cobrado em média pelo mercado, resolvendo o problema de acessibilidade em países mais pobres. Em partes da África, por exemplo, um gigabyte de dados na Internet pode custar até 10% do salário médio anual.


Musk  foi comparado a inventores como Thomas Edison e Steve Jobs, mas é preciso fazer justiça. Ele não foi o primeiro a falar sobre o wi-fi global. Ainda nos anos 90, Bill Gates criou um projeto idêntico chamado Teledisc, mas nunca conseguiu a aprovação dos órgãos reguladores para seguir em frente.

Veja a galeria de fotos do projeto Starlink/Space X

SIGA A VIP SHORE

  • Facebook
  • Instagram
Logo Cuidar .jpg
1.jpg
Logo Salesiano -Itajai.png
enio logotipo.png
wizard.png

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147