GASTRONOMIA

HORA DO CAFÉ!

Foto:  Pixabay

Cheiro de café no ar. Nada mais acolhedor do que ser embalado pelo aroma de café passado. Entre as bebidas mais famosas do mundo, ele faz parte da rotina de grande parte da população. Para iniciar o dia, após o almoço e durante a tarde, uma xícara é sempre bem-vinda. Entretanto, são diversas as maneiras de preparar o café, e as combinações para acompanhar a bebida são abundantes. A Vip Shore traz dicas de harmonização e preparo com o barista Rodrigo Soares Ortega para deixar qualquer um com água na boca. Pegue uma xícara e delicie-se...

Para fazer um bom café, comece escolhendo um café de qualidade. A água é outro detalhe essencial. É importante escolher água filtrada ou mineral, livre de cloro e odores que possam afetar o sabor do café. A temperatura da água recomendada fica entre 92 e 96 graus Celsius. É comum ouvir que não deve-se ferver a água do café. “Pode ferver a água sim! O que não pode é deixar que a água fervente entre em contato com o pó do café. Isso resulta em uma bebida amarga e agressiva ao paladar – o famoso café queimado”, explica Ortega. “Se a água entrar em ebulição, desligue-a e deixe descansar por cerca de um minuto”, ensina o barista.


 

Harmonização

As maneiras de combinar a bebida são variadas, basta escolher aquela que mais lhe agrade. “O importante, no momento da harmonização, é que a bebida e o alimento não se sobressaiam, e sim, complementem-se de forma harmoniosa e agradável”, comenta. Experimente as dicas do barista:


 

Café com queijo

Queijos mais fortes, como parmesão ou provolone, acompanham um café mais incorporado e com notas de chocolate cítrico. Já com queijos mais suaves, como mozarela ou ricota, use um café mais doce, com o corpo baixo, doce e uma acidez média.


 

Café com bolo

Bolo de fubá, cenoura, milho, laranja...bolo que lembra vó! Escolha cafés encorpados, com notas de chocolate amargo e aromáticos. Bolos com recheio em excesso podem retardar o paladar, dificultando na hora de sentir as características do café.


 

Café com pão australiano e azeite de oliva

Coloque um pouco de azeite de oliva sobre o pão, unindo café frutado com acidez cítrica. Essa acidez remete à laranja, com doçura equilibrada. A combinação proporciona uma refeição leve e saborosa.

Você sabia?

Antes de iniciar o preparo do café no coador ou filtro, despeje um pouco da água quente nos utensílios. Essa prática tem o intuito de retirar resíduos do gosto de papel ou pano, além de aquecer.

Outra dica interessante é fazer a pré-infusão: umedeça o pó de café usando cerca de 20% da água quente. Após 30 segundos, coloque o restante da água de forma contínua e circular em direção ao meio - causando uma pequena turbulência – para que os componentes do café sejam extraídos com êxito.

SIGA A VIP SHORE

  • Facebook
  • Instagram

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147