Vila da Regata é primeiro lugar da América Latina a instalar filtro de lixo no rio
SIGA A VIP SHORE

Crédito da foto: Volvo Ocean Race / Oficina das palavras
O cuidado com os oceanos e a remoção dos plásticos dos mares é um dos principais focos da Volvo Ocean Race, que segue no Brasil até o domingo, 22. Através da parceria da “Formula 1 dos Mares” com a Campanha Clean Seas (#MaresLimpos), da ONU Meio Ambiente, o país larga na frente e é o primeiro da América Latina a aderir ao projeto Seabin, um filtro flutuante instalado em áreas de rios e mares para retirada de lixo. O equipamento foi colocado às margens da Vila da Regata, em Itajaí (SC).
O filtro foi instalado há menos de uma semana e já retirou centenas de amostras de microplástico, poluentes que prejudicam e até podem levar a morte de animais marinhos. Também foram retirados diversos dejetos, como garrafas. A coordenadora da equipe de voluntários e da Team Base da Clean Seas na Volvo Ocean Race Itajaí, Stephania Sichel, conta que o filtro precisa ficar em área de pouca correnteza ou movimentação marítima, para garantir o seu perfeito funcionamento. “Ideal para marinas, píer e áreas mais retiradas, como aqui no trapiche da Vila da Regata”, explica.
Instalado próximo ao berço de atracação dos veleiros da Volvo Ocean Race, o filtro é movido a energia. Ao ser ligado, ele atinge altura limite do nível do rio, para que o lixo seja sugado até dentro do ralo. A equipe faz a troca do filtro a cada seis horas. “Após dias de chuva, a quantidade de lixo se torna maior e precisamos trocar a cada quatro horas”, acrescenta Stephania.
