Exposição literária apresenta poesias impressas em 3D em Itajaí

  Foto: Divulgação

A invenção da prensa de Gutenberg impulsionou a indústria e a literatura no século XV. Hoje, a popularização das impressoras 3D desktop tem expandido o conceito da arte digital no mundo inteiro e até mesmo da literatura. Prova disso é a exposição inédita Três Dimensões da Poesia no Hall da Biblioteca do Sesc em Itajaí, SC, que apresenta textos tridimensionais, desenvolvidos com o auxílio de impressoras 3D, e relaciona a sua colocação como elemento de construção poética.

 

“Três Dimensões da Poesia relaciona a estética da palavra com a terceira dimensão aliada à sua construção dinâmica no espaço. É uma mostra que apresenta o gênero textual da poesia com uma forma diferente de suporte para provocar uma leitura mais aberta e simbólica. Um exemplo é o texto aliado a representação do nascimento e morte das letras por meio de uma instalação. Também do poema que parece subir degraus até o céu e tem suas sílabas indo ao encontro das estrelas”, comentam os artistas Leandro Maman e Arte de Sandra Coelho, do grupo Eranos Círculo, um coletivo de artistas com formação interdisciplinar de Santa Catarina.

 

A abertura da mostra está marcada para acontecer no sábado, 16, às 19h30. Ao todo, sete poemas escritos pelo poeta Leandro Maman com direção de Arte de Sandra Coelho, do grupo Eranos Círculo de Arte, fazem parte da exposição em 3D que integra a programação da quinta edição do Folia das Falas, um dos maiores eventos literários do Vale do Itajaí, promovido pelo Sesc.

 

Impressão 3D para criar obras de arte

 

O uso de tecnologia 3D em arte tem se consolidando como ferramenta que possibilita a materialização de peças únicas, personalizadas, e até mesmo de obras de arte. Este é um dos eixos de pesquisa do Eranos Círculo de Arte: provocar a reflexão por meio de criações que trabalham a relação entre o ser humano e a tecnologia, o ancestral e o contemporâneo, o orgânico e o digital. Foi dessa maneira que a impressão 3D começou a ser utilizada pelo grupo como ferramenta para materializar cenários até ser experimentada para a construção artística.

 

“O nosso primeiro contato com a impressão 3D teve como intuito materializar detalhes de um cenário em escala para uma peça de teatro de animação. Mas, nosso trabalho com a impressão 3D deu origem, recentemente, à série ‘Coração ao Cubo’, que esteve em exposição no início deste ano através do Edital de Ocupação das Galerias em Itajaí. Após essa experiência e o amadurecimento do uso do equipamento da fabricante Ultimaker, uma impressora consagrada no mercado mundial, distribuída pela Wishbox Technologies no Brasil, no momento da produção artística, chegamos a mostra ‘Três Dimensões da Poesia’. Uma exposição que mistura a literatura com a tecnologia, algo que segundo nossas pesquisas é completamente inédito na região”, comentam.

 

SERVIÇO

 

Exposição ‘Três Dimensões da Poesia’

De 16 a 28 de setembro

Segunda a sexta das 08h às 22h, sábado das 09h às 18h e domingo das 10h às 16h

Hall da Biblioteca do SESC - R. Almirante Tamandaré, 259 - Centro, Itajaí - SC

Entrada gratuita

SIGA A VIP SHORE

  • Facebook
  • Instagram

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147