É PRECISO PARAR!

Foto: Pixabay.com

O relógio parece estar em ritmo desarmônico. Há tantas coisas para fazer que 24 horas não bastam. Trabalho, estudo, casa, família... A cabeça 'não para' e, tanto ela, quanto o corpo, sentem as consequências. Segundo a psicóloga, Susana Iglesias (CRP 12/07257), as pessoas, de um modo geral, estão mais estressadas atualmente. Ela explica que este estresse ocorre, justamente, porque ao tentar dar conta de tudo o que tem para fazer, a maioria esquece de algo muito importante: parar. Além desta falta de momentos para relaxar e de acúmulo de tarefas no dia a dia, outra provável causa de estímulo ao estresse é a perda de contato com a natureza, já que se passa cada vez mais tempo confinado entre quatro paredes.

 

Susana explica que, para mudar este quadro de estresse, algumas atitudes são essenciais. Conhecer a si mesmo é uma delas. A psicóloga destaca que conhecer os próprios limites, a resistência e os objetivos que se quer conquistar na vida são alguns fatores relacionados ao auto-conhecimento e fundamentais para ter uma vida mais tranquila.

 

Segundo a psicóloga, adquirir hábitos saudáveis no dia a dia também ajuda a dominar o estresse. Alguns destes hábitos são a realização de exercícios físicos e alimentação saudável. “Além disso, devemos considerar que o corpo e a mente devem ter um tempo de descanso. É interessante e necessário aprender a se desligar dos pensamentos e das preocupações”, destaca. Outras práticas que podem ser realizadas no dia a dia para controlar o estresse são momentos de silêncio, controle da respiração, meditação, reiki e yoga. Todas estas medidas ajudam no controle da mente e dos pensamentos. “Para ter uma vida menos estressante, também é de vital importância ter bons relacionamentos”, comenta.

 

Susana explica que alguns sintomas podem ajudar a identificar o estresse. Entre eles, estão a dificuldade para dormir, taquicardia, dificuldades para se concen-trar, esquecimentos, irritabilidade, suor excessivo, distrações permanentes e cansaço. Choro sem aparente motivo, sensação de tristeza, momentos de perda de controle e comportamentos explosivos também são sentimentos da pessoa estressada. “Dores de cabeça ou musculares com muita frequência, mal-estares estomacais, alergias ou asma frequente e falta de interesse sexual também são sintomas”.

 

Se você identifica em si mesmo um, três ou todos os sintomas citados, é hora de agir! Segundo Susana, a primeira coisa a fazer depois de diagnosticar os sintomas é decidir realmente mudar a forma de conduzir a vida. “Comece sua mudança agora! Uma maneira de fazer isso é iniciar uma terapia para fazer um plano de vida diferente”, recomenda. Ela ainda diz que também é possível recomeçar fazendo pequenas mudanças.

 

DOMINE O ESTRESSE!

Confira cinco dicas compartilhadas por Susana para dominar este vilão da sua saúde

 

1 Coloque prioridades na sua vida, pense e reflita sobre o que é mais importante;

2 Reserve para si mesmo um momento de paz diário, aprenda a respirar e se centrar;

3 Alimente relacionamentos autênticos, saudáveis e amorosos;

4 Realize uma atividade que goste e seja prazerosa;

5 Lembre-se de conectar-se com a natureza.

SIGA A VIP SHORE

  • Facebook
  • Instagram

MAIS MATÉRIAS DESTACADAS

Mais que esporte, um estilo de vida

 

A BBQ Only Girls é o primeiro grupo de viagens de surfe feminino do Brasil. 

Tecidos com tecnologias
diferenciadas são aposta 

 

Para os apaixonados por design, que buscam combinar estilo sem agredir o meio ambiente...

Sai tubarão!

 

Ousada é a ideia da empresa Sharkbanz do Brasil, ao lançar no mercado o bracelete que se propõe afastar tubarões.

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147