Pets

COMIDA DE VERDADE PARA TODOS

Foto: Pixabay.com

Hoje, a busca por uma vida saudável e equilibrada tem conquistado a rotina de inúmeras pessoas. Essa prática pode ser extensiva aos animais de estimação. O mercado acompanha e oferece inúmeras opções em alimentação, começando por rações secas cuidadosamente pesquisadas para serem completas, passando por alimentos úmidos e refeições preparadas em cozinhas especializadas. Se você tem interesse em turbinar a alimentação do seu melhor amigo pet, comece sabendo que é preciso incluir no cardápio do bichinho pelo menos seis nutrientes: proteína, água, vitaminas, minerais, carboidratos e gordura.

 

Contudo, para manter o pet saudável, é importante ressaltar que algumas comidas são contraindicadas, podendo causar vômito, diarreia, intoxicação, desidratação e até mesmo morte. Entre os alimentos proibidos, estão chocolate, cafeína, cebola, alho, uvas, macadâmia, batata verde, álcool, doces, cebolinha, leite de coco, osso cozido, carnes gordurosas, chicletes, suplementos humanos, leite, nozes, passas, peixe cru, sementes, xylitol, farinha fermentada, laranja, morango, abacaxi, tangerina, kiwi, caju, coco, abacate, manga. Então, não compartilhe a sua comida com o seu bichinho! De acordo com a médica veterinária Talissa Molina (CRMV-SC 08150), proprietária da Pet BC Boutique ,“o alimento deve ser balanceado para cada animal de acordo com o tipo, tamanho, raça, idade e patologia.”

 

É importante alinhar a alimentação com a etapa de desenvolvimento de cada pet, desde filhote até a fase idosa.

 

“Entre inúmeros problemas que podem acometer o animal em virtude de uma alimentação errada, estão insuficiência renal - principalmente para os gatos - falta de pelo, dermatites, entre outros”, exemplifica Talissa.

 

Atualmente, existem alimentos de origem totalmente natural para os pets, produzidos por empresas especiali-zadas, mas que também podem ser preparadas pelos donos. De acordo com a médica veterinária Bettina Michalak Sprot (CRMV-SC 5069), sócia-proprietária do Chef di Animale, “a alimentação natural consiste em uma dieta elaborada com ingredientes frescos e in natura, sem a adição de conser-vantes, estabilizantes e corantes artificiais.” Mas, lembre-se que se você quiser por comida de verdade na rotina do seu pet, é necessário ter a orientação de um veterinário nutricionista. “São cardápios balanceados que atendem toda demanda nutricional do organismo de cada animal. Pode ser consumida por animais saudáveis, filhotes ou idosos, e também pode ser elaborada uma dieta terapêutica para cada caso clínico específico”, complementa Bettina. Os benefícios de uma alimentação saudável são inúmeros, desde pelo mais saudável e brilhante, até prevenção de problemas renais e aumento da longevidade.

 

Se você optar por preparar o alimento do seu pet, vale lembrar que as regras de higiene adotadas no preparo de refeições para humanos também devem ser adotadas na hora de fazer a comida do seu animal de estimação. “A qualidade dos ingredientes utilizados também influenciará diretamente na qualidade do alimento preparado, portanto, devemos sempre utilizar carnes, verduras, legumes e frutas frescas.” explica Bettina.

 

Segundo as médicas veterinárias Talissa e Bettina, é importante salientar que a ração não é considerada um vilão para os pets. “Rações premium e super premium são as mais indicadas, pois são mais completas”, afirmam. A dieta de cada animal deve ser balanceada, suplementada e equilibra-da. “Caso a dieta seja feita sem variações de ingredientes ou sem seu complemento necessário, por exemplo, a ração é a melhor escolha, pois atende os requisitos nutricionais mínimos dos animais”, completa Bettina.

 

Quer aprender uma receita legal para preparar para o seu pet? Confira a Chef di Animale ensinando um prato muito especial e de fácil preparo no vídeo abaixo.

SIGA A VIP SHORE

  • Facebook
  • Instagram

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147