Alimentação

bons hábitos desde a infância

Fotos: Pixabay

O que o seu filho costuma comer durante uma tarde em casa? Qual lanche ele leva para alimentar-se durante o intervalo do período escolar? Quantas vezes por dia ele consome alimentos com excesso de açúcar? Estas são apenas algumas perguntas que podem ajudar a responder qual será o estilo de vida que o seu filho viverá quando adulto. Afinal, são nos primeiros anos de vida que muitos hábitos, características e a personalidade ganham forma. Por isso, estar atento ao que compõe o cardápio das crianças é fundamental para que elas aprendam a alimentar-se de maneira equilibrada. 


Segundo a nutricionista, Janaina Claudino (CRN: 10-2413), alguns alimentos não podem faltar no prato das crianças, como grãos, cereais, raízes, ovos, carne, leguminosas, verduras e frutas, opções ricas em bons carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. “Uma alimentação equilibrada não é aquela em que a criança nunca poderá ingerir alimentos considerados “não saudáveis’’. Neste caso, o equilíbrio é quando o consumo de bons alimentos é prioridade”, afirma.

A nutricionista explica que a alimentação equilibrada deve fazer parte da vida da criança desde a fase de transição do aleitamento materno para a ingestão de alimentos sólidos. Janaina sugere que, até os dois anos de idade, a criança não entre em contato com alimentos ricos em açúcar, pois além de prejudicial, há tendência dela preferir somente alimentos adocicados, negando outros paladares e reduzindo a aceitação de alimentos importantes.

Para que os pais possam ajudar os filhos a criarem uma relação consciente com os alimentos, é importante estimular que saibam quais benefícios e malefícios trazem para o organismo. Algumas maneiras de fazer isso: levar as crianças ao supermercado e a feira para que conheçam novos alimentos, deixá-las ajudar no preparo de receitas e estimular a criatividade na cozinha.

Segundo Janaina, alguns alimentos que devem ser evitados na alimentação das crianças para que elas não desenvolvam problemas de saúde são os ricos em açúcar, refinados e industrializados. Ela orienta que, caso os pais escolham comprar um alimento industrializado, prestem atenção nos componentes. “Evite os alimentos que contenham conservantes, aromatizantes e a-doçantes artificiais. A lista de ingredientes é em ordem decrescente, então, preste atenção nos primeiros itens, pois estes estão em maior quantidade na receita”, finaliza.  
 

Fora de casa

Como nem sempre os pais estão presentes na rotina dos filhos, afinal, é importante planejar e organizar opções de bons alimentos para as crianças levarem de lanche na escola e em passeios. Janaina explica que, mesmo nem sempre sendo possível fazer algo mais elaborado, há opções simples que podem ser introduzidas na alimentação das crianças, como sucos naturais, frutas ou sanduíches integrais. “Um bom hábito também é estimular que a criança carregue sempre consigo uma garrafinha de água”, recomenda.


Veja um exemplo de cardápio saudável para crianças elaborado pela nutricionista Janaina Claudino. 

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