Berlim

REVIVA O PASSADO, ENCANTE-SE

COM O PRESENTE

SIGA A VIP SHORE

  • Facebook
  • Instagram

Fotos: Arquivo Pessoal

A capital alemã é um destino surpreendente! Fui a Berlim para trabalhar e, também, ao encontro com minhas origens, afinal, meus bisavós paternos e maternos vieram de lá. Mas, o que encontrei foi muito mais do que isso. Berlim é cosmopolita e multicultural. Transformou uma história de grandes guerras e do muro, na versão socialista, em lição para aprimorar o respeito entre povos e crenças.

 

Berlim é linda em todas as estações, mas a dica é viajar entre abril e maio, e ver a cidade transformando-se do cinza do inverno na cidade colorida que combina com seus painéis de arte contemporânea a céu aberto. A street art está por todo lado, marcada por grandes mestres mundiais da grafitagem. Outro passeio imperdível é pelo Tiergarten, o Central Park europeu, local para caminhar ou pedalar interagindo com a natureza. Caso o seu lema seja esforço zero, pegue um velotáxi - cabine puxada por ciclista. Ele oferece até versão com cobertor e, se der sorte, você pode encontrar um motorista que fale português.

 

Partes do muro que caiu em 1989, e reintegrou as duas Berlim, estão pela cidade como lembrança de uma época que dividiu famílias e cidades nos lados oriental e ocidental. A arquitetura é uma herança da história desta cidade e desse país que são exemplo de organização e evolução - da igreja quebrada que mantém os efeitos das bombas da Segunda Guerra, no centro da cidade, aos bunkers - usados para proteger dos bombardeios e que, atualmente, são galerias de arte, aos prédios e centros modernos, como o Sony Center.

 

A gastronomia é um capítulo à parte. Os biergartens estão espalhados pela cidade. Um deles, próximo à avenida das embaixadas, fica às margens de um lago, e o final de tarde no local é mágico! Aliás, as cervejarias correspondem à fama do país. Os pratos à base de carne de porco são super saborosos e até um pão com salsicha (wurst), que você encontra em qualquer esquina, é uma ótima experiência. Você também não pode deixar de provar o schnitzel, espécie de bife à milanesa fino e super sequinho. Delicioso!

 

Outros passeios imperdíveis são o Parlamento Alemão, localizado em um prédio histórico que ganhou cúpula moderna incrível e possui vista espetacular de Berlim – além de um excelente restaurante, o Monkey Bar, situado no shopping Bikini, - espaço cool e alternativo cheio de criatividade! Outra dica é alugar uma das milhares de bicicletas espalhadas pela cidade e percorrer Berlim como os berlinenses. A mobilidade é garantida, o trânsito funciona muito bem e dá para curtir os vários bairros da cidade. Passeie muito pelo Mitte - um dos bairros mais descolados de Berlim, e programe-se para voltar, pois Berlim sempre tem mais a oferecer...

 

ONDE FICAR?

Regente Berlim - um dos melhores hotéis da cidade. Não é barato, mas fica em um lugar muito bom no Mitte e o serviço é incrível. A diária é cerca de R$ 900,00. Também há opções mais em conta, como hostels. A diária é cerca de 19 euros.

 

ONDE COMER?

Zur lezten Instanz - o restaurante mais antigo de Berlim, aberto desde 1621. A comida típica alemã é bem servida! Outra opção é o Clarchens Ballhaus, o lugar fica num dos poucos prédios de 1920 que não foi destruído na Grande Guerra.

Fotos: Arquivo Pessoal

Centro Empresarial Sibara

Avenida Brasil, 1500, sala 317

Centro | Balneário Camboriú

88.330-901

  • YouTube - Black Circle
  • instagram.com/vipshore
  • Facebook - Black Circle

CONTATO:  (47) 3264.9639  |  3361.0191   |   3398.3820   |   9936.0147